Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Pão de Açúcar > Via dos Italianos

Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: oeste
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 100 metros
Descrição: Talvez a via de escalada mais conhecida e frequentada do Brasil, são aproximadamente 100 metros de escalada pela impressionante aresta oeste do Pão de Açúcar. Para fazer cume, após os 100 metros da Italianos, basta seguir por duas travessias em diagonal para a esquerda e, na sequencia, pegar as últimas enfiadas da via Secundo Costa Neto, o que vai adicionar mais 150 metros, totalizando aproximadamente 250 metros de escalada. A primeira enfiada segue por um fácil sistema de fendas, mas, após o terceiro grampo, é preciso fazer uma curta travessia em horizontal para a direita. Nesse momento começa a escalada em aresta, praticamente vertical, onde predominam os lances de agarras pequenas. Seguindo reto por mais alguns metros, chega-se à primeira parada, que possui três grampos com corrente. A P1 pode ser feita aí, ou seguir mais um pouco até a próxima parada dupla, sempre à vista. A segunda enfiada segue no mesmo estilo, sempre na aresta e bem protegida, com lances delicados em agarras e regletes. No final, a via começa a ficar positiva e termina em um platô confortável, que é conhecido como "caverna" e é compartilhado com o Paredão CEPI (via ferrata toda em cabo de aço) e a Variante Cisco Kid. A terceira enfiada é uma curta travessia para a esquerda, cotada em terceiro grau, bem fácil e protegida. Essa enfiada termina em um grande bloco de pedra na extrema esquerda, onde existe uma parada dupla. A quarta enfiada também é outra travessia para a esquerda. Basta seguir os grampos e fazer a P4 em uma parada dupla na extrema esquerda, onde há um pequeno platô. É preciso ficar atento porque existe a Variante Troglodita, que começa um pouco antes da parada dupla, mas segue para cima, paralela à via Secundo. A quinta e sexta enfiadas já fazem parte do Secundo e esse trecho é conhecido como mar de agarras. Com uma corda de 70 metros, pode ser feito em apenas uma enfiada, mas existe uma parada dupla no meio dela. Essa enfiada é muito bonita, com muitas agarras grandes e relativamente bem protegida. Elas terminam em um platô grande e confortável, onde tem uma parada dupla. A sétima enfiada é uma pequena travessia para a direita, praticamente uma caminhada fácil e sem grampos, até chegar à base do diedro final, onde existe um grampo de uma polegada da conquista da Secundo. A oitava e última enfiada começa com um diedro em aderência com proteções fixas, depois sai para a direita e em seguida é preciso fazer uma pequena travessia em horizontal para a esquerda, seguindo um veio de cristal que acessa o cume. Para acessar a base da via, basta pegar a pista Cláudio Coutinho, que fica no canto esquerdo da praia Vermelha na Urca. Mais ou menos no meio da pista Claudio Coutinho, é preciso entrar na trilha para o Morro da Urca. Ao chegar ao colo entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, em uma espécie de mirante de frente para a praia de Botafogo e Aterro do Flamengo, é preciso seguir por uma trilha para a direita, em direção à face oeste do Pão de Açúcar. A trilha termina exatamente na aresta da face oeste, sendo que a base da Italianos fica no canto esquerdo. Todo o trajeto do início da trilha até a base da Italianos deve demorar mais ou menos 30 minutos.
Fonte: www.escaladasclassicas.com
Informações disponíveis no site Escaladas.com.br, disponível em: <http://www.escaladas.com.br>