Garganta Profunda
6º VI A0
Montanha: Três Pontões de Afonso Cláudio
Cadastrada por: Luciano Bender, em 01-11-2025 às 15:36
Modalidade: Tradicional Clássica
Tipo de via: principal
Face: sul
Tipo de escalada predominante: aderência com abaulados
Extensão: 68 metros
Descrição: A via "Garganta Profunda" é a continuação da via "Garganta Seca" e vai até o cume do Pontão Maior, perfazendo uma escalada bastante "aérea", porém muito bem protegida, pela face, de elevado grau técnico com passadas em aderência e abaulados em meio uma cobertura vegetal moderada (de pequeno porte - gravatás e bromélias). Todas as paradas são duplicadas em chapeletas simples sem argola, mas na conquista foram abandonadas fitas com malha rápida.
Vale lembrar que não é preciso levar as peças móveis que foram usadas na via "Garganta Seca", podendo estas serem deixadas na P2 da "Garganta Seca", que é a P0 da "Garganta Profunda".
- 1a enfiada, 6º grau com A0: enfiada curta de 8 m para sair à esquerda da parada desconfortável da fenda horizontal e chegar a um platô razoável. Foi conquistada parte em livre e parte em A0 passível de ser liberada toda em livre (a confirmar);
- 2a enfiada, 6º grau, 25 m: segue em zigue-zague buscando a melhor sequência de agarras e depois segue em diagonal a esquerda passando por várias bromélias;
- 3a enfiada, 6º grau com A0, 35 m: segue para um pequeno platô à esquerda até a aresta e, em seguida, um trecho em aderência e abaulados que foi conquistado em A0 (com possibilidade de se fazer em livre) e passadas de VI grau até a parede perder inclinação e virar um III grau saindo à direita pelos platôs de vegetação até o cume. A parada está um pouco antes do cume.
Para mais detalhes, fotos e croqui acesse:
http://naokiarima.com/blogwp/face-sul-dos-tres-pontoes-de-afonso-claudio/
Fonte: http://www.ace-es.org.br
Equipamento extra necessário:
- 1 corda de 60 m
- 8 costuras (sendo 4 longas)
- Fitas de abandono para rapel
Data da conquista: 02/08/2015