Rio de Janeiro > Petrópolis > Morro da Reunião > Pé de Vento

Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: noroeste
Tipo de escalada predominante: aderência
Extensão: 170 metros
Descrição: A estrada para a entrada da trilha é quase a mesma que se faz para acessar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no lado de Petrópolis. Pouco antes da portaria, deve-se pegar uma bifurcação à direita, em direção à óbvia parede, onde a via está localizada. É possível estacionar o carro exatamente na entrada da trilha, pois há um galpão com uma reentrância na estrada, apesar de ela ser relativamente estreita. A trilha começa por trás de uma horta, que pode ser contornada pela esquerda. Não se esqueça de pedir gentilmente aos moradores locais a devida permissão para passar. Não há muros ou cercas, mas é de bom tom manter a relação amistosa com os locais. Ao começar a subir, há uma trilha relativamente marcada que se inicia pela direita, após contornar a horta pela esquerda, subindo bem diretamente nos primeiros metros, passando por muita Samambaia Açu. Depois, entra-se em um bosque de pinheiros. Neste ponto, é possível caminhar sem obstáculos até a base das vias, sempre tendendo à esquerda e para cima. o trajeto total não dura mais que 10 minutos (do carro à base). Uma característica desta face, é uma proeminente barriga que corta horizontalmente toda sua extensão, a aproximadamente 50 metros de altura da base. A primeira enfiada começa em uma canaleta em diagonal para a esquerda, que encontra um dique de cristais / basalto bem interessante. Este dique leva a uma pequena sessão em aderência, antes de atingir a primeira parada da via, aos 50 metros de altura. O crux deste início fica logo nos primeiros 10 metros, em dois lances na canaleta. Depois da P1, feita em um ótimo platô, a via segue levemente à direita, por um diedro voltado para o mesmo lado, com boas possibilidades de proteção em friends pequenos e médios. Este é o crux da via, mas não representa grande obstáculo, sendo um curto lance de 4º grau. Depois do diedro, boas fendas horizontais podem ser protegidas com friends pequenos. Na sequência, mais lances em aderência, com proteções fixas, levam à segunda parada, 50 metros acima da P1. A terceira enfiada inicia em um lance protegido por friends médios, seguindo por lances em aderência e cristaleiras muito interessantes, até atingir a P3, 55 metros depois. Por fim, a parede ganha um bonito dique de basalto, formando uma verdadeira escada até a linha limite da rocha com a vegetação. Esta parte final tem cerca de 15 metros e não possui proteção intermediária, pois trata-se de um lance muito simplório, embora bastante interessante. Ao final, a P4 é constituída de uma chapa simples, rapelável.
Fonte: Blog do Bugim
Equipamento extra necessário:
  • Friends pequenos e médios
Data da conquista: 04/05/2019
Informações disponíveis no site Escaladas.com.br, disponível em: <http://www.escaladas.com.br>