Rio de Janeiro > Petrópolis > Pico da Maria Comprida > Via da Canaleta

Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: nordeste
Tipo de escalada predominante: canaletas
Extensão: 400 metros
Descrição: Via de Conquista do Pico da Maria Comprida, que marcou o início da escalada em rocha em Petrópolis, tendo representado um feito admirável até os dias atuais. O acesso original à Via da Canaleta foi feito por Araras, por um grotão de mato entre a Maria Comprida e o João Grande e, depois, seguindo a partir do colo em direção à Maria Comprida. A via de conquista teve sua primeira repetição em agosto de 1933, em excursão guiada por Ungar e com a participação de alguns Petropolitanos, entre eles Arlindo Moreira Gomes, que ainda guiava excursões pelo CEP na década de 70, avó do guia do CEP Adriano Fiorini. Atualmente, recomenda-se o acesso a partir de Secretário, pelo mesmo acesso à base da "Maria Nebulosa". Após passar pela base dessa via, continue caminhando pelos costões de pedra, sempre próximo à mata, até chegar ao colo. A partir desse trecho, começa a subida da Canaleta pelo caminho original, por costões mais íngremes de mato com um lance um pouco mais exposto, principalmente na descida. O caminho cruza com a via "Maria Nebulosa", próximo à 13ª enfiada, e segue por uma canaleta de mato bem íngreme em alguns lances (recomenda-se o uso de cordas para os participantes causarem menos impacto em sua frágil vegetação). O caminho segue em um trecho pela direita, fazendo um pequeno lance horizontal, fugindo um pouco da canaleta. A partir desse trecho, o caminho fica mais fácil, e logo chega na parte final da "Maria Nebulosa", onde o caminho segue com menos aclive até o cume.
Fonte: Luiz CLaudio Antunes
Data da conquista: 15/08/1932
Informações disponíveis no site Escaladas.com.br, disponível em: <http://www.escaladas.com.br>