Via Quadrado Mágico
7º VIIIa E2
Montanha: Cambotas
Cadastrada por: João Victor Horst Assunção, em 25-08-2020 às 19:47
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face:
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 140 metros
Descrição: Via de conquista do cume do pontão - o único que só pode ser acessado por escalada vertical em todas as faces. Proteção mista.
1 enfiada: via "Aresta que nos Resta", 7c/8a fixo - 60 metros (conquista de Gustavo Piancastelli e Sanzo de 2006/2007)
2 enfiada: 7c/8a fixo - 50 metros
3 enfiada: 6 misto - E2 - 30 metros
Como curiosidade, essa escalada se deu pela 1ª enfiada da então recém conquistada "Aresta Eletrizante", onde Fabrício tomou uma vaca em móveis no final do negativo. A corda pegou numa fissura da rocha e simplesmente nem acionou o Grigri. Desfiou, deixando-o pendurado por 5 cordins da alma!
Há um platô que foi denominado de "Jardim dos Sonhadores", onde também há uma variante em fenda de mesmo nome, a "Jardim dos Sonhadores", conquistada por Piancastelli com a participação de Felipe Belisário. A "Jardim dos Sonhadores" é uma variante da "Quadrado Mágico" para acessar uma parada da via.
O nome "Quadrado Mágico" faz alusão ao time do Brasil na Copa do Mundo que acontecia. E nesse dia o Brasil foi desclassificado pela Holanda. O "Quadrado Mágico" representa o quarteto formado por Ronaldo "Fenômeno", Ronaldinho "Gaúcho", Kaká e Adriano "Imperador", coincidindo com a equipe de conquistadores em quarteto.
No platô à esquerda da via há um salão, na base do Polegar de Cambotas.
Equipamento extra necessário:
- 2 cordas de 60 m
- Jogo de Camalot do # 0.3 ao 4