Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.674 vias cadastradas em 1604 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Rio de Janeiro > Petrópolis > Pedra do Cantagalo > A Soma de Todos os Medos

Ampliar imagem A Soma de Todos os Medos
Foto: Alex Sandro Ribeiro
Ampliar imagem A Soma de Todos os Medos
Foto: Alex Sandro Ribeiro
A Soma de Todos os Medos Imprimir informações da via
5º VIsup A0 D4 E3
Cadastrada por: Luciano Bender, em 02-11-2018 às 08:29
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: norte
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 810 metros
Descrição: Via que segue por uma impressionante linha de agarras que se inicia na metade da segunda enfiada e segue quase que ininterruptamente até a décima primeira. De dificuldade média, em seu primeiro terço, as enfiadas não passam de IV grau, mas, conforme se vai avançando, a graduação aumenta e surgem lances de V e VIº, além de duas sequências de artificial que ainda não foram eliminadas. Alguns lances podem ser protegidos com peças móveis, mas as colocações nem sempre são óbvias. A via é repleta de agarras, em sua maioria muito grandes, sendo que em algumas é até possível proteger com nuts e friends. A sequência de agarras transcorre sempre para direita e mesmo nos lances mais verticais a via se torna fácil devido ao tamanho das agarras. A maioria das enfiadas é cheia, com 55 a 60 metros (a primeira tem uns 70 metros e é preciso sair à francesa para se chegar à parada). As últimas enfiadas são mais curtas, com 40 a 45 metros. As proteções (na maioria grampos de 1/2") no geral são um pouco distantes, com quatro grampos em média por enfiada. Há predominância de agarras, com alguns poucos lances de aderência, algumas horizontais grandes e muitas diagonais, normalmente para a direita. Quase todas as paradas são duplas, exceto: 10ª, 11ª, 12ª, 13ª, 15ª, 16ª.

Pode-se rapelar da via de qualquer ponto com uma corda de 60 m (exceto, talvez, da metade final da segunda enfiada para primeira). Entretanto, os rapéis são muito difíceis e complicados de se fazer devido às diagonais e horizontais. Por isso, a melhor opção é descer por caminhada, a partir do cume. Em caso de chuva, é praticamente impossível descer pela via.
Equipamento mínimo necessário:
  • 01 corda de 60 m
  • 08 costuras grandes
  • Nuts pequenos e médios
  • Friends (TCUs) pequenos e médios
  • Fitas de tamanhos diversos
Data da conquista: 16/08/2006
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local