Escaladas.com.br

Até o momento, temos 4.704 vias cadastradas em 944 locais de 274 cidades de 23 estados brasileiros.

Advertência


Leia com atenção esta advertência antes de utilizar este site.

Este site não se responsabiliza por eventuais informações equivocadas publicadas por terceiros que possam levar a erros de julgamento e, eventualmente, a acidentes em decorrência disto. Ao utilizar este site, você estará assumindo, pessoalmente, todos os riscos inerentes ao esporte. Sua segurança é sua exclusiva responsabilidade.

O montanhismo e a escalada são esportes de risco e, ao praticá-los, você estará assumindo todos os riscos inerentes. Estes riscos podem ser minimizados, mas não eliminados. Praticá-los implica assumir os riscos de ocorrência de lesões permanentes, acidentes graves ou mesmo fatais. Sua segurança depende do seu próprio julgamento, baseado numa instrução competente, experiência e conhecimento de sua real habilidade de escalar. Esse julgamento inclui a avaliação das proteções e o entendimento de que toda e qualquer proteção e equipamento estão sujeitos à falha. Cabe ao escalador julgar as condições e assumir os riscos da atividade. A prática do montanhismo e da escalada pressupõe que os praticantes conheçam os riscos envolvidos, assumindo as responsabilidades associadas a tais riscos.

Escalar as vias publicadas neste site é uma atividade especializada, que requer um mínimo de experiência por parte de seu pretendente, bem como equipamento adequado e seu correto uso. Jamais garanta sua segurança somente com as informações aqui expostas. Ela depende de seu bom senso, de equipamentos adequados e sua correta utilização, das técnicas e procedimentos de segurança. Caso não conheça, ou tenha alguma dúvida sobre as técnicas de escalada (ou não tenha a experiência necessária para tal), procure um instrutor competente para lhe orientar. Escalar com um guia profissional é uma ótima e segura opção, mas certifique-se bem das qualificações deste. Os centros excursionistas também são fontes confiáveis de aprendizado.

As informações aqui descritas são apenas um complemento para quem já possui um bom nível técnico e domine as técnicas e procedimentos de escalada e segurança. Este site jamais substituirá um instrutor competente.

Haja com prudência. Leia com muita atenção e calma as informações aqui expressas. Uma interpretação equivocada de conceitos, convenções ou outras características deste site pode gerar acidentes graves e até mesmo fatais.

Recomendações
1. Procure sempre orientação de um escalador mais experiente;
2. Planeje sua atividade com antecedência;
3. Use sempre material testado individualmente e homologado pelos órgãos competentes;
4. Tenha certeza de que está à altura da escalada que pretende fazer;
5. Saiba desistir. A montanha estará sempre em seu lugar e não faltarão oportunidades para você retornar a ela;
6. Aprenda a usar cada equipamento;
7. Confira os nós, fitas e a(s) fivela(s) do baudrier;
8. Inspecione seu equipamento após cada escalada e o troque sempre que necessário;
9. Equipamento, mesmo sem uso, pode se deteriorar;
10. Fique atento às condições do tempo e procure saber com antecedência as previsões meteorológicas;
11. Rocha quebra. Teste as agarras;
12. Sempre cheque duplamente seu sistema de rappel, bem como seu sistema de parada;
13. Cuidado com blocos e lacas soltas. Evite usá-los, principalmente para colocar proteções, pois é melhor cair sozinho do que acompanhado! Além do mais, é provável que seu(s) parceiro(s) esteja(m) na reta;
14. Procure sempre aprender coisas novas. Saber nunca é demais;
15. Acima de tudo, nunca perca o respeito pelas montanhas;
16. Nunca vá escalar sozinho;
17. Seu companheiro está habilitado?
18. Deixe sempre alguém avisado do que está para fazer, aonde vai, com quem e quando pretende regressar;
19. Equipamento fixo à rocha é duvidoso. Tenha isto sempre em mente;
20. Use sempre o capacete.