Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1608 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Petrópolis > Pedra do Diabo

Ampliar imagem Pedra do Diabo
Foto: Alexandre Berner
Pedra do Diabo
Cadastrada por: Luciano Bender, em 24-11-2017 às 23:49
Descrição: Pequeno monolito que está localizado na divisa de Petrópolis com Magé e à beira de um enorme precipício. Possui um belíssimo visual, tanto da base da montanha quanto do cume, a partir dos quais é possível visualizar toda a Baía de Guanabara e a cidade do Rio de Janeiro. Também é possível se ter uma linda vista da Agulha do Itacolomi.
Como chegar à base: a montanha está localizada no meio da Travessia Cobiçado - Ventania. Por este motivo, seu acesso não é tão fácil, pois deve-se primeiro subir, durante aproximadamente 1h30m, até o cume do Pico do Cobiçado pela trilha normal já informada. Depois, descer pelo outro lado, sentido sudeste, e cruzar o Morro dos Vândalos (não passando por seu cume, mas contornando-o pela esquerda em direção à Pedra do Diabo). Do cume do Cobiçado até a base da Pedra do Diabo, anda-se durante mais ou menos 2 horas. A trilha da caminhada passa exatamente na base das vias de escalada. Caso se queira ir até o cume por caminhada, basta continuar seguindo a trilha, contornando a base da montanha, e depois subir pela crista da esquerda, para quem a olha de frente. O mais interessante é que o retorno seja feito completando-se o circuito Cobiçado-Ventania, descendo do cume em direção ao Tridente e, depois, ao Alto da Ventania, até o qual leva-se cerca de 2 horas. A partir daí, resta aproximadamente mais 1 hora de caminhada até o ponto de ônibus, já no bairro de Santa Isabel.