Até o momento, temos 9.642 vias cadastradas em 1713 locais de 424 cidades de 24 estados brasileiros , sendo, 4530 vias tradicional, 4386 vias esportivas, 1 via hard grit, 598 lances de bouldering, 60 vias big wall, 6 vias de descida, 61 vias artificiais.
Localização
Dados do local
Rio de Janeiro >
Petrópolis >
Falésia do Morro Branco
As vias enumeradas e não identificadas são projetos.
Descrição: A parede tem aproximadamente 80m de altura e 150m de largura, com uma excelente base.
Apesar de gastar aproximadamente uma hora de caminhada, ela se mostra agradável e percorre uma floresta de mata primária incrível.
Trata-se de uma área do Parnaso, portanto, a abertura de novas vias devem ser comunicadas ao Uso Publico da Unidade de Conservação e a comunidade local que vem desenvolvendo o setor.
Em boa parte das vias existe a possibilidade de continuação e caso você queira continuar alguma via entre em contato com o conquistador. Certamente ele vai querer participar da continuação.
Como chegar à base: O acesso é feito pela Antiga Linha Férrea no Alto da Serra, na Rua Lopes Trovão. A trilha é, quase que em sua totalidade, a mesma que leva ao cume do Cabeça de Negro.
Chegando a um colo, no lugar de seguir para a direita e ir para o cume do Cabeça de Negro, pegue uma trilha já existente e bem estabelecida para esquerda que leva à Vila Inhomirim, Magé. Uns 10 minutos de descida após a bifurcação, em uma área um pouco mais descampada e onde existem duas árvores grandes, deve-se subir em direção à face rochosa de cor branca. Percorre-se uma “trilha de caçador” que cruza algumas vezes um rio seco até chegar à base da parede.