Até o momento, temos 9.642 vias cadastradas em 1.713 locais de 424 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.530 vias tradicionais, 4.386 vias esportivas, 598 lances de bouldering, 60 big walls, 6 vias de descida e 61 vias em artificial.
Localização
Dados do local
Rio de Janeiro >
Petrópolis >
Falésia do Seio de Vênus
Fonte: Boletim do Centro Excursionista Petropolitano.
Descrição: Falésia com cerca de 25 metros de altura por 60 metros de extensão, com inclinação de vertical para negativa. A rocha possui tons amarelados, com ótima textura, contando com muitas agarrinhas e regletes, além de algumas fendas. A base é repleta de blocos. Recomenda-se levar facão e há possibilidade de presença de carrapatos!
Como chegar à base: Partindo-se do cume do Seio de Vênus, desça pela crista sentido bairro Sertão do Carangola ou, partindo-se pelo Sertão do Carangola, o acesso se faz no ponto onde há torres de alta tensão, um pouco antes de iniciar forte descida na rua (ponto onde a rua é cercada) que leva ao ponto final do ônibus. A trilha, que leva cerca de 30 minutos para ser percorrida, inicia-se onde há uma cerca de arame farpado, à esquerda de quem vai para o Sertão. Pule a cerca e siga pelo aceiro que vai até o cume do Seio de Vênus. Há espaço para se estacionar até 3 carros no início da crista.