Até o momento, temos 8.674 vias cadastradas em 1604 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Petrópolis > Pedra do Pastor

Ampliar imagem Pedra do Pastor
Foto: Alexandre Berner
Pedra do Pastor
Cadastrada por: Paulo Tesch, em 04-12-2017 às 22:51
Descrição: Localizada às margens da BR-040, na Estrada do Contorno (Rodovia Washington Luiz), possui acesso fácil e rápido, a poucos metros da estrada. É uma montanha com a rocha de coloração negra, com grandes paredes. Predominam as aderências e, nas vias mais verticais, belas sequencias de buracos. Por ser uma montanha bastante extensa, foi dividida em cinco setores, para melhor visualização das vias.
Como chegar à base: Vindo do Rio, pela rodovia BR-040, no km 69, sentido Juiz de Fora, avista-se a montanha à direita. Duzentos metros após passar em frente à antiga fábrica de café solúvel, fica a entrada da trilha para o Paredão Quarup, subindo-se por uma escadaria à direita da rodovia, por onde escoam as águas pluviais. Subir estas escadas e continuar pelo leito do córrego até atingir a base da pedra, poucos metros à frente e seguir contornando pela direita até avistar a grampeação da via. Ainda no Setor do Cão Pastor, um pouco adiante, seguindo pelo acostamento, onde a parede fica mais próxima da rodovia, ficam as vias Rei de Paus, A Revolta das Lacas e Cão Pastor, não sendo necessário entrar em trilhas. Ainda neste setor, um pouco mais adiante e mais afastadas da rodovia, encontra-se a canaleta de água que permite o acesso às vias Universos Paralelos, Limite das Trevas e Degenerados, onde a parede fica mais vertical. Já para atingir a Falésia do Olimpo, é necessário escalar por alguma destas vias até o seu final, onde uma parada dupla, em comum a essas vias, marca o acesso à falésia. Caso a intenção seja fazer uma incursão rápida a esta falésia, o mais aconselhável é subir pelo Paredão Quarup. O acesso para o Setor do Dimensões também é feito por uma destas canaletas de água, na beira da rodovia.
Para acessar o Setor do Colégio, entrar no Instituto Petropolitano Adventista de Ensino (IPAE), que fica em frente à passarela que cruza a rodovia, no km 68. Sempre entrar no IPAE com a devida autorização na portaria. Para chegar à base das vias, deve-se entrar à esquerda de um pequeno barracão/viveiro, nos fundos do colégio. É importante ter cuidado redobrado com o deslocamento e queda de pedras neste setor, de modo a não atingir ninguém abaixo, nas instalações do colégio. Também é fundamental manter o silêncio neste local e agir sempre de forma adequada, por respeito à instituição. Já para acessar a base do paredão Ovelha Negra, entrar na mata próximo a uma discreta subida de carro que fica em frente à fabrica de café, subindo em direção à pedra, contornando blocos e tufos de capim que estiverem em terreno menos íngreme, pois não há trilha definida.

Vias cadastradas neste local (50)