Até o momento, temos 8.686 vias cadastradas em 1606 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Petrópolis > Pedra do Cone

Ampliar imagem Pedra do Cone
Face sudoeste da Pedra do Cone. Foto: Alexandre Berner
Face oeste da Pedra do Cone. Foto: Alexandre Berner
Pedra do Cone
Cadastrada por: Luciano Bender, em 05-12-2017 às 10:21
Descrição: De aspecto imponente e formato cônico, como o próprio nome indica, a Pedra do Cone conta com vias longas, em granito bastante sólido, oferecendo, ainda, grande potencial para a conquista de novas vias com extensão que pode oscilar entre 250 e cerca de 600 m. A característica predominante nesta parede é a aderência com abaulados. Eventualmente, podem ser encontrados grandes veios de cristal, como no Paredão Dilúvio, ou mesmo pequenas fissuras. A conquista da Face Oeste, em 1979, representou um marco pois, além de ter se tornado a escalada mais longa da cidade na época, utilizaram-se diversas proteções móveis, de forma inédita no município. O grande dificultador para se atingir a maior parte das vias, no entanto, é a necessidade de ter que passar pelo Condomínio Mata-Porcos. Assim, pode ser necessária uma boa argumentação com o vigia, síndico ou algum proprietário de uma das residências. E, após entrar no condomínio, é necessário, ainda, pedir autorização aos donos das propriedades por onde vai se passar para atingir a base das vias.
Como chegar à base: Seguir pela Estrada União e Indústria, em direção à praça de Corrêas. Contornar a praça e cruzar a ponte sobre o Rio Bonfim, entrando à direita na grande reta da Rua Agostinho Goulão. Prosseguir por 3 km até o final da rua, onde há uma bifurcação da qual pode se avistar, em primeiro plano e à esquerda, a Pedra do Cone; ao fundo e à direita, a Pedra Comprida. Tomar a Estrada do Mata-Porcos, à esquerda. Para se chegar à base da Face Sudoeste, após entrar na Estrada Mata-Porcos, virar na primeira rua à direita (Rua Vale das Flores) e perguntar aos moradores como é que se faz para chegar à base da parede. Para atingir as demais vias, continuar seguindo pela Estrada Mata-Porcos em direção ao Condomínio de mesmo nome, à esquerda. Para chegar à base dos paredões Dilúvio e Traição na Segunda-feira, deve-se passar pela propriedade onde há o trutário do "Seu Oscar", com a devida autorização. Já para atingir a Face Oeste, deve-se passar pela casa da Dona Maria, logo no início do condomínio. Ou então, caso não se consiga êxito em entrar no condomínio, as possibilidades são ir costeando a pedra a partir da Rua Vale das Flores ou descer do cume, por rappel, até a base.