Até o momento, temos 8.662 vias cadastradas em 1604 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Petrópolis > Pedra Comprida (Falésia do Ser)

Ampliar imagem Pedra Comprida (Falésia do Ser)
Foto: Alexandre Berner
Foto: Marcel Leoni
Pedra Comprida (Falésia do Ser)
Cadastrada por: Luciano Bender, em 05-12-2017 às 10:40
Descrição: Também conhecido como "Falésia do Ser", trata-se de setor de escalada originalmente com predominância de vias esportivas, mas que, ao longo dos anos, vem se fortalecendo com o surgimento de diversas vias tradicionais - de dificuldade elevada, em geral. Conta com excelentes rotas em granito de altíssima qualidade e verticalidade, desde vias em agarras a diversas fendas para todos os gostos. Situada no caminho para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, é uma das áreas de escalada do município com maior desenvolvimento nos últimos anos. A maior parte das vias se encontra nas proximidades das pousadas locais. Mais isolada, encontra-se a via Face Sul, que segue pelo imenso diedro facilmente avistado, na parte à extrema direita da montanha (próximo à Cachoeira do Véu da Noiva).
Como chegar à base: Do início da Estrada do Bonfim, anda-se por 2,9 km até uma bifurcação. Para a esquerda segue a Estrada do Mata-Porcos (caminho para as escaladas da Pedra do Cone). Deve-se tomar o caminho da direita - uma pequena descida onde, dentro de uma curva, há uma ponte e, logo após, a Escola Municipal Odette Young Monteiro, à esquerda. Há placas indicando o caminho para a Pousada Paraíso Açu, que é o mesmo para a Pedra Comprida. A partir daí, 800 m adiante ficava o antigo ponto final do ônibus que faz a linha "Bonfim". Em frente a este ponto, há um bloco grande onde está localizada a via Âmago do Ser, uma das fendas de escalada esportiva mais difíceis de toda a cidade - cujo acesso e escalada hoje, infelizmente, estão impedidos por conta da construção de um barraco em sua base. Continue pela estrada principal, seguindo por mais 1,6 km até o Bar do Tchê, onde está localizado o Poço do Pinheiral. Continuar pela principal, cruzar a ponte e, na bifurcação seguinte, 300 m adiante, tomar a estrada da esquerda, seguindo as placas para a pousada. Mais 300 metros à frente, há outra bifurcação. A da direita é a estrada que dá acesso à antiga capela da Fazenda Sampaio. Outra vez, continuar pela estrada da esquerda. A partir deste ponto, avista-se a Pedra Comprida exatamente à frente de quem segue a estrada. Prosseguir por mais 300 m até chegar a outra bifurcação. Tomando-se a pista da direita, por mais uns 200 m, chega-se à porteira do Parque Nacional da Serra dos órgãos. Ao invés disso, tomar a pista da esquerda, seguindo as placas em direção à Pousada Paraíso Açu. Após atravessar a ponte de madeira, é interessante informar-se melhor na Pousada Paraíso Açu, sobre o trajeto para atingir a base da Pedra Comprida, que está bem próxima dali.