Escaladas.com.br

Até o momento, temos 11.040 vias cadastradas em 1.893 locais de 453 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 5.081 vias de Esportiva, 5.068 vias de escalada Tradicional Clássica, 662 vias de Bouldering, 78 vias de Artificial, 68 vias de Big Wall, 61 vias de Tradicional Esportiva, 9 vias de Psicobloc, 8 vias de Descida, 4 vias de Esportiva de Exposição e 1 via de Highball Bouldering.

Localização

Dados do local Minas Gerais > Santana do Paraíso > Serra da Serenata - Setor de Escalada Paraíso (Vale do Aço)

Ampliar imagem Serra da Serenata - Setor de Escalada Paraíso (Vale do Aço)
Ampliar imagem Serra da Serenata - Setor de Escalada Paraíso (Vale do Aço)
Bloco da Europa, onde esta localizada a Via Europa, primeira via esportiva do setor
Serra da Serenata - Setor de Escalada Paraíso (Vale do Aço)
Cadastrada por: Marcel Leoni, em 31-05-2019 às 09:50
Altitude: 250 metros
Descrição: Saindo de Ipatinga, na entrada da cidade de Santana do Paraíso, avista-se a Serra da Serenata, à esquerda na extensão do bairro Minas Caixa.

Para se chegar até a base das vias, deve-se pedir autorização aos donos das fazendas que estão na base da grande parede. O paredão possui quase 1000 metros de largura, por cerca de 250 m de altura. Entrando-se pela fazenda do keko, chega-se de carro até cerca de 300 metros da base e se tem uma subida branda.Nessa parede há muita vegetação e uma cachoeira permanente, e outras que aparecem em épocas de chuva.

Em frente e abaixo da grande parede da Serra da Serenata, há muitas outras pedras menores, de alturas que variam até 20 metros, onde há aderências, fendas, chaminés e tetos.

O Setor Paraíso conta com cerca de 110 vias esportivas (IV a IX grau e alguns projetos), 200 boulders catalogados (V0 a V9) e 7 vias tradicionais (3 fazem cume). Com potencial para ao menos dobrar esse numero. Está localizado em uma propriedade particular, sendo cobrada uma taxa de R$ 10 reais por escalador.
Fonte: MARIANO, Daniel Ferreira; JUNIOR, Eustáquio Macedo Melo. Escaladas de Minas. Belo Horizonte: Ed. dos autores, 2002.
Coordenadas: -19.3835959437812,-42.5768122677846
Encontrou algo errado? Clique aqui
⚠ Relatos de acidentes neste local