Até o momento, temos 10.455 vias cadastradas em 1.832 locais de 442 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.874 vias Tradicional Clássica, 4.779 vias Esportiva, 645 vias Bouldering, 64 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 70 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 6 vias Tradicional Esportiva.
Descrição: A Pedra Bonita faz parte de uma extensa cadeia montanhosa, que segue de nordeste a sudoeste, na divisa dos estados de MG e do RJ. Algumas de suas vias de escalada se encontram, portanto, na porção situada em Minas Gerais; enquanto outras - a maioria - no lado do Estado do Rio de Janeiro. A porção situada no Rio de Janeiro está localizada no distrito de Santa Cruz, possui 9 vias de escalada e suas paredes têm aproximadamente 500 m de extensão. No verão, pode ser extenuante a escalada desta rocha pois o sol pega na pedra o dia inteiro. Portanto, a dica é levar bastante água e ser eficiente nas cordadas para não perder tempo.
Como chegar à base: De Pádua, siga por 23km em direção a Santa Cruz (distrito). Chegando lá, siga pela rua à direita da pracinha e continue por mais 2km de estrada de terra. Pegue uma bifurcação à direita subindo e logo se estará com a pedra à esquerda. Estacione e faça uma caminhada, que varia de 10min para a via mais próxima até 30min para vias mais distantes.