Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.758 vias cadastradas em 1627 locais de 406 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Morro da Urca

Ampliar imagem Morro da Urca
Foto: André Sampaio. Fonte: www.wikirio.com.br
Ampliar imagem Morro da Urca
Foto: Ricardo Zerrenner
Morro da Urca
Cadastrada por: Luciano Bender, em 06-07-2019 às 12:56
Altitude: 220 metros
Descrição: Com 220 metros de altura, tem em seu pico a primeira parada do bondinho em direção ao Pão de Açúcar. De cima do Morro da Urca, tem-se uma vista espetacular de vários pontos da Cidade, como as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon, Pedra da Gávea, maciço da Tijuca, Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, Baía de Guanabara, enseada de Botafogo, centro da Cidade, Aeroporto Santos Dumont, Ilha do Governador, Niterói, Ponte Rio-Niterói e, ao fundo, a Serra do Mar e o pico Dedo de Deus.

O Complexo Turístico dispõe de elevadores para portadores de necessidades especiais e banheiros adaptados no Morro da Urca e no Morro do Pão de Açúcar.

Os morros da Urca e do Pão de Açúcar compõem, desde 2006, um monumento natural, criado por decreto municipal. O conjunto de montanhas é tombado ainda pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1973.

Para a prática da escalada, o Morro da Urca pode ser considerado um dos principais points para iniciantes - especialmente o "Setor dos Coloridos", pela baixa graduação das vias e grampeação próxima. Existem mais de 50 vias na montanha, geralmente em lances de agarras - todas com proteção fixa, espalhadas pelas faces norte, sul, oeste e sudoeste. Sugere-se que a descida se dê por rapel. Entretanto, dependendo da via, é possível descer por caminhada.
Como chegar à base: O Morro da Urca fica na Praia Vermelha, no bairro da Urca. Pode-se chegar das seguintes maneiras:

De ônibus - Linha 107 (Central-Urca) e 511/512 (Urca-Leblon, circular).
De Metrô - Comprar bilhete Integração Metrô-Ônibus, saltar na estação Botafogo e pegar o ônibus integração 511A e saltar na Avenida Pasteur, próximo ao número 458. Caminhar 3 minutos até o local.
De táxi - Para quem está hospedado na Zona Sul, ir de táxi é relativamente barato, além de confortável e seguro. Mas atenção: alguns taxistas são desonestos. Então, exija que seja cobrado o valor do taxímetro.

Lá em cima - Estando lá em cima, tudo é feito a pé pois as distâncias são bem curtas. O visitante que chega ao Morro da Urca, vindo da estação da Praia Vermelha, caminha aproximadamente 300 metros em direção ao outro lado do morro para pegar outro teleférico na estação, que liga o Morro da Urca ao cume do Pão de Açúcar.
Fonte: https://www.wikirio.com.br
Coordenadas: -22.95114812178744,-43.164003789424896
Encontrou algo errado? Clique aqui