Escaladas.com.br

Até o momento, temos 11.040 vias cadastradas em 1.893 locais de 453 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 5.081 vias de Esportiva, 5.068 vias de escalada Tradicional Clássica, 662 vias de Bouldering, 78 vias de Artificial, 68 vias de Big Wall, 61 vias de Tradicional Esportiva, 9 vias de Psicobloc, 8 vias de Descida, 4 vias de Esportiva de Exposição e 1 via de Highball Bouldering.

Localização

Dados do local Minas Gerais > Santa Bárbara do Tugúrio > Setor Biquinha

Ampliar imagem Setor Biquinha
Vista frontal do setor.
Ampliar imagem Setor Biquinha
Abertura de escalada na parte principal.
Setor Biquinha
Cadastrada por: Pedro Laguardia Tavares, em 24-08-2019 às 17:32
Descrição: Este setor está localizado bem próximo à estrada, com acesso pulando-se a cerca para os boulders da parte baixa e com uma entrada pela cerca próximo ao cocho. Segue-se a trilha para os boulders e para via "Bichão". Passando pela outra cerca de divisa, o restante das vias continua contornando a pedra. As últimas três vias (15,16 e 17) possuem sua base em cima e podem ser acessadas continuando a trilha, como indicado no mapa.

A rocha é gnaisse, com presença de grandes agarrões e muitas opções de regletes em vias verticais e levemente positivas. Por isso, o setor concentra as vias mais fáceis da região, com boa proteção fixa em todas as vias esportivas e sendo considerado um bom campo escola da região. Porém, é importante atentar que todas as vias acabam em parada simples (1 grampo apenas). Os conquistadores deste setor foram Adilson Siqueira, Eurico César, Mary Lopes e Wagner Vicentino.

É preciso atentar para não chegar tarde ao setor. O sol bate na pedra por volta das 11 da manhã e, mesmo antes disso, o setor costuma ficar muito quente, impossibilitando uma escalada agradável. As vias 15,16 e 17 são as últimas a pegar Sol no setor e os boulders 1,2,3,4 e 5 ficam na sombra o dia inteiro por estarem encobertos pelas bananeiras e pela própria rocha.
Como chegar à base: Indo para o vilarejo do Buracão
Biquinha: 21°13'09.6"S 43°33'52.5"W
Fonte: TAVARES, Pedro Laguardia. Guia de Escalada da Região de Santa Bárbara do Tugúrio/MG. Minas Gerais: Ed. do autor, 2019. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1BOO03eY09UZ-PQee_2ERCfk84jLyjmrH/view
Coordenadas: -21.21917899312256,-43.564014886520795
Encontrou algo errado? Clique aqui
⚠ Relatos de acidentes neste local