Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1608 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Petrópolis > Pedra da Cabeça de Negro

Ampliar imagem Pedra da Cabeça de Negro
Foto: Luciano Bender
Pedra da Cabeça de Negro
Cadastrada por: Luciano Bender, em 24-11-2017 às 23:38
Descrição: Também conhecida como Cabeça de Frade e Pedra da Tocaia Grande, esse maciço foi retratado em diversas obras, como as do pintor alemão Rugendas, durante a expedição do barão Von Langsdorff ao Brasil, em 1821. Na época colonial, o "Caminho Real", que passa próximo à base do Cabeça de Negro, era um importante atalho utilizado pela Coroa para acesso a Minas Gerais, a partir do Rio de Janeiro. Estando localizada na Serra Velha, já na cadeia de montanhas no limite da Serra dos Órgãos com a Serra da Estrela, esta é uma das montanhas que mais desperta a atenção de quem sobe ou desce a antiga estrada que ligava Petrópolis ao Rio de Janeiro, passando pelo município de Magé. Do lado oposto à Pedra do Cortiço, a Cabeça de Negro possui paredes amarelo-alaranjadas, de granito bastante sólido. Apesar do enorme potencial que a montanha oferece para a escalada, possui apenas uma rota que atinge o cume.
Como chegar à base: partindo do bairro Alto da Serra, dirigir-se ao ponto de descida da serra, sentido Piabetá. No início da descida, há um pequeno posto policial. Descer a ladeira à direita deste posto e, logo depois, virar à esquerda, para retornar à estrada principal. Tomando-se por base o posto, a entrada da trilha para o Cabeça de Negro fica a cerca de 5,5 km, serra abaixo. Após percorrida esta distância, haverá a uma curva bastante fechada, com um campo de futebol à direita e um pequeno botequim à esquerda. Depois de passar por estes, descer a primeira estrada de terra à esquerda e estacionar o carro onde puder. É importante avisar aos moradores do local sobre a intenção de subir a parede. A pé, deve-se seguir pela pequena estrada, perpendicularmente à montanha, tomando-se à esquerda. Caminhar por cerca de 100 m e, ao chegar a uma enorme pedra à direita de quem sobe, descer pela trilha ao seu lado. Atravessar o Rio Caiobá Mirim, alguns metros adiante, e subir por uma trilha, mais ou menos em sentido reto, passando por um terreno com plantações. Após este, logo se atingirá o antigo "Caminho Real", todo de pedras. Cruzar este caminho e seguir mais ou menos reto em direção à montanha. Não há trilhas definidas! Ao atingir a base da pedra, tomar à esquerda até chegar à base das vias.