Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.758 vias cadastradas em 1627 locais de 406 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Morro Jair Lourenço / Falésia Secreta / Falésia de Cima / Falésia do Canto

Ampliar imagem Morro Jair Lourenço / Falésia Secreta / Falésia de Cima / Falésia do Canto
Detalhe do setor das falésias da face leste.
Ampliar imagem Morro Jair Lourenço / Falésia Secreta / Falésia de Cima / Falésia do Canto
Morro Jair Lourenço / Falésia Secreta / Falésia de Cima / Falésia do Canto
Cadastrada por: UEJ, em 14-12-2019 às 17:37
Altitude: 284 metros
Descrição: Morro do Setor de escaladas do Complexo Pedra Hime. Abertura e vasta maioria das conquistas e manutenções realizadas pela UEJ.

Atualmente uma pedreira funciona no entorno. Também faz divisa com o Condomínio Floresta, o PEPB e a Colônia Júlio Moreira.

O lago que existe lá dentro é famoso, belo, porém proibido ao banho sendo local de diversas tragédias com afogamento e acidentes de queda. Um dos lagos foi aterrado, porém o menor ainda existe. Recentemente novo lago "minou" devido à exploração de outra área vizinha pela Pedreira. Todos os lagos são de origem de mina d'água.

SETORES DAS FALÉSIAS

Falésia de Cima - localizada no Morro Jair Lourenço a mesma se descreve por um platô elevado na face leste-nordeste da montanha, mesmo caminho por onde se acessam as vias de cima (Pr. Tokotai e Pr. Nemesis).

Falésia Secreta - localizada na face sul do Morro Jair Lourenço, disfarçada entre a vegetação, trata-se de uma parede limpa de rocha alaranjada e com grande potencial para vias de alto grau. A face não é visível da rua nem de dentro da própria floresta e por esse motivo recebeu o apelido de "Falésia Secreta".

Falésia do Canto (-22,9276822, -43,4098464) - setor localizado na face nordeste da montanha.
Como chegar à base: O acesso é feito a partir da Pedreira Tamoio na Rua Dr. Odim Góes, no bairro da Taquara. A rua é sem saída e se recomenda estacionar o carro a cerca de 150m antes de seu fim.

Há duas formas de acessar o local:

1) pelo final da estrada da ligação, via acesso do portão da Pedreira Tamoio (acesso negociado pela UEJ. Normalmente sem problemas. Algumas vezes, o vigia marca duro e pede carteirinha do clube UEJ.) É necessário deixar nome, celular e CPF ou RG.

2) No final da rua, logo em frente o Bar do Zé, há um muro de concreto que separa a pedreira da rua. O muro possui aberturas que permitem o acesso ao terreno da mineradora. Uma vez dentro do terreno da mesma, o escalador deve seguir em direção às montanhas. Passará uma torre dupla da máquina concreteira e subirá um pequeno barranco até encontrar a primeira placa de sinalização da trilha. As placas indicam o caminho para as falésias e montanhas. A falésia dos Anéis é indicada por seu nome, as falésias de Cima e Secreta são respectivamente as faces leste e sul do Morro Jair Lourenço e, portanto, devem-se seguir as indicações para as mesmas. Chegando ao Morro Jair Lourenço, vire para sul (esquerda) se quiser ir para a Falésia Secreta ou para norte (direita) se desejar ir para a Falésia de Cima. No caso da Secreta, siga margeando a pedra até a subida para a falésia aparecer à direita. Se virar para norte, siga margeando a pedra passando por várias vias até um costão na base da via "Pulando a Cerca". O "Costão da Amizade" é graduado em 2º grau e é necessário solá-lo para ter acesso à Falésia de Cima. São apenas 25m e há grampo para o rapel.

Acesso para a Falésia do Canto: seguir a trilha para Falésia do Canto, até a via "Quem canta de jardineiro somos nós", depois seguir pela esquerda subindo contornando a parede (sempre no seu lado direito) ao chegar na crista. A sua direita é a trilha de descida do cume. Siga descendo contornando para direita até a base das vias. Caminhada de 30 minutos aproximadamente.
Fonte: UEJ / DALLORTO, Felipe; ANJOS, Flavia dos. Guia de Escaladas Esportivas do Parque Estadual da Pedra Branca/RJ. 1ª edição. Rio de Janeiro: Ed. dos autores, 2012.
Coordenadas: -22.928527715567913,-43.40960900060924
Encontrou algo errado? Clique aqui