Relato Detalhado
"No sábado, depois de ter dividido a cordada na P3 com um amigo, acompanhados de uma dupla de amigos, e como terminamos cedo, decidimos aproveitar a tarde para escalar mais um pouco.
Almoçamos e resolvemos ir para o Cantagalo. A ideia era entrar, eu e meu amigo, na via "Urbanóide" (5º Vsup E3 D1, 120 m). Chegamos às 15h, e ainda estava quente. Resolvemos, então, esperar um pouco na base para dar uma refrescada e estudar o croqui.
Olhei o croqui, olhei para a parede e deu vontade de entrar guiando a primeira enfiada.
Eu já tinha feito essa via algum tempo atrás (27/11/2021) com o meu instrutor. Já não lembrava muito bem do traçado, mas estava confiante e resolvi que iria tentar.
A primeira enfiada começa com uma diagonal bem exposta, mas fácil, pois é um sistema de fendas com muitas agarras. Depois, a via segue mais reta e mais vertical, em uma espécie de diedro. Foi aí que surgiu o problema.
Pouco antes da P1, errei o caminho e acabei saindo pela direita, mas parece que a via segue pela esquerda. Nesse momento, o apoio do meu pé direito quebrou, e eu caí cerca de 10 a 12 metros.
Resumo da ópera: mesmo sem conseguir pisar direito (torci o pé direito e, durante a descida, o pé esquerdo, que provavelmente já estava fraturado, deu um estalo), consegui realizar todos os procedimentos necessários para descer sozinha até a base.
Pelo celular, consegui falar com um casal de amigos que estava no Platô da Lagoa, e eles me ajudaram na descida da trilha. Ainda demos sorte de encontrar outra dupla que vinha da **Adrenalina Mil**, e eles também ajudaram bastante.
Muito obrigada a todos!"
Relato de Paloma Yamagata
Sugestões de Prevenção
Seguir a linha correta da via poderia ter evitado a quebra da agarra, mas isso não garantiria que a queda não ocorresse. Nessa via, o ideal é estar escalando com conforto em um grau acima do exigido, pois as quedas não costumam ser limpas.
Este relato foi publicado de forma anônima em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).
Os dados de contato do relator não são divulgados.