Escaladas.com.br

Até o momento, temos 10.455 vias cadastradas em 1.832 locais de 442 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.874 vias Tradicional Clássica, 4.779 vias Esportiva, 645 vias Bouldering, 64 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 70 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 6 vias Tradicional Esportiva.

Dados da Via Espírito Santo > Afonso Cláudio > Três Pontões de Afonso Cláudio > Garganta Seca

Garganta Seca Imprimir informações da via
VIIa E2
Cadastrada por: Luciano Bender, em 01-11-2025 às 15:41
Alterada por: Luciano Bender, em 01-11-2025 às 15:43
Modalidade: Tradicional Clássica
Tipo de via: principal
Face: sul
Tipo de escalada predominante: fissura/fenda
Extensão: 50 metros
Descrição: Uma via "aérea" em meio um cenário fascinante, toda fendada, com colocações muito boas, que percorre pelo Pontão Maior por uma aresta bem vertical com alguns trechos levemente negativos. Possui proteção fixa apenas nas paradas. Fica de frente para o Dedinho e se inicia a partir do mesmo colo, platô, de onde sai a torre do Dedinho. Da cidade é possível visualizar a aresta da linha.

O melhor caminho de chegada é escalando pela via "Inferno na Torre", face sul, até o colo (1a e 2a enfiadas + trepa mato). A partir do colo, a saída da via Garganta Seca é por um sistema de fenda, formado por grandes blocos, entre o Pontão Maior e o Dedinho que se inicia na grota.

- 1a enfiada, 4º VI, 20 m: O melhor jeito de iniciar a escalada é subir pela grota em tesoura, proteger o mais alto possível pelo lado esquerdo de um grande bloco que forma um totem, descer um pouco e fazer a travessia para o outro lado do totem (crux). Depois é só seguir pela fenda. Muita atenção com a “geladeira” (blocão), que fica logo na saída, pois ela está apenas escorada. A parada dupla fica depois da sequência da chaminé, antes do negativo.

- 2a enfiada, 6º VIIa, 30 m: Inicia-se num misto de fenda com agarras boas em um trecho negativo (CRUX) com proteções a prova de bomba. Depois a fenda dá uma facilitada, mas mantém a constância até o final. A parada dupla está bem onde a fenda intercepta uma fenda horizontal gigante. Vale a pena guardar um Camalot #4 para o último lance.

Para mais detalhes acesse:
http://naokiarima.com/blogwp/garganta-seca/
Fonte: http://www.ace-es.org.br
Equipamento mínimo necessário:
  • 1 corda de 55 m (com 2 cordas de 70 m tem como rapelar da P2 até o colo)
  • 1 jogo de Nuts (obrigatório!)
  • 1 jogo de Camalots C4 do #0.3 ao #4, repetindo quantas peças tiver disponível (no máximo 1 jogo completo)
  • Luvas para fenda
Data da conquista: 04/2015
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local