Escaladas.com.br

Até o momento, temos 10.457 vias cadastradas em 1.833 locais de 442 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.874 vias Tradicional Clássica, 4.781 vias Esportiva, 645 vias Bouldering, 64 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 70 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 6 vias Tradicional Esportiva.

Dados da Via Espírito Santo > Afonso Cláudio > Pedra do Tubarãozinho > Variante do Otimista

Ampliar imagem Variante do Otimista
Eric Penedo na “Variante do Otimista. Foto: Naoki Arima.
Ampliar imagem Variante do Otimista
Foto e croqui: Naoki Arima
Variante do Otimista Imprimir informações da via
5º V E3
Cadastrada por: Luciano Bender, em 01-11-2025 às 21:37
Alterada por: Luciano Bender, em 01-11-2025 às 21:44
Modalidade: Tradicional Clássica
Tipo de via: variante
Nome da via principal da qual é variante: Entre a Cruz e o Tubarão
Tipo de escalada predominante: fissura/fenda
Extensão: 70 metros
Descrição: 1a enfiada - A variante inicia na P5 da via, aproximadamente 2m à direita, seguindo um sistema de fenda bem óbvio pela parade vertical. Logo na saída há boas colocações móvel na primeira fenda. Na segunda fenda que é cega, há uma proteção fixa para proteger o lance. Depois a via segue pela fenda cega até a árvore que está mais acima. Depois da árvore, siga pela fenda protegendo com peças pequenas (< #.3 e nut pequeno) até a próxima proteção fixa. Depois da proteção fixa, a via sai em travessia à esquerda buscando uma árvore que está em um platô, protegendo o lance final numa fissura frontal curta (#.4- #2). A parada está em um platô bem confortável. V, 40m.

2a enfiada - A via segue por um diedro em oposição logo acima da parada e depois sai pela direita até encontrar com a via original. Enfiada exposta. Corda de 70m obrigatória. IV grau.

Rapel - Do cume descer até a P6. Alternativamente pode se descer até uma árvore (20m) e depois até a P6. Isso evita o atrito na hora de puxar a corda. Da P6 descer reto para fora da via até encontrar uma parada dupla. Desta parada, descer até o platô que está abaixo. Parada natural. Outro rapel leva a outro platô com árvore. A partir deste platô, um rapel curto (20m) leva até a P2 da via. Da P2 descer até o topo do totem, onde há uma parada dupla fora da via. Desta parada até a base são mais 60m. Vale lembrar que o rapel não te leva para o início da via. Não deixar nada no início da via.

Mais informações em: http://naokiarima.com.br/croquiteca/es/regiao-serrana/pedra-do-tubaraozinho/
Fonte: http://www.ace-es.org.br
Equipamento mínimo necessário:
  • 1 jogo de Friends (micros), 1 jogo de Nuts
Data da conquista: 01/04/2018
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local