Via Carpinteiro do Universo
7º VIIIa A2 D5
Modalidade: Big Wall
Tipo de via: principal
Face: leste
Tipo de escalada predominante: agarras e fissuras
Extensão: 910 metros
Descrição: Em setembro de 2024, meus parceiros Valdesir Machado, Willian Lacerda, Daniel Amorim e Javier Franco e eu pegamos a estrada de Curitiba, no Paraná, percorrendo 1500 km até chegar à Pedra do Cabrito, na cidade de Castelo, Espírito Santo. Já tínhamos estado na região em outras duas ocasiões, abrindo vias incríveis na montanha à esquerda, chamada Pedra do Fio. O lugar é repleto de enormes paredes de granito e pouquíssimas vias.
Ao chegarmos lá, ficamos em um refúgio que recebe praticantes de base jumping do mundo todo; dizem que é o melhor lugar do Brasil para praticar o esporte. No dia seguinte, mais descansados, fomos ver de perto a parede que queríamos escalar. Montamos um acampamento, ao qual conseguimos chegar de carro, e abrimos uma trilha até a base da parede, que nos levou 20 minutos a pé. Nesse mesmo dia, começamos o transporte do equipamento e a abertura da via que escolhemos em uma bela laje.
Durante mais 3 dias, escalamos um belo diedro bem marcado na parede, com boas fendas, o que facilitou o processo, apesar de algumas partes estarem cobertas de terra e ervas daninhas. No último dia, conseguimos superar dois grandes tetos com fendas largas (offwidth). Depois, voltamos ao refúgio e passamos uma noite lá para tomar banho e descansar um pouco. Como era setembro e tínhamos passado por uma onda de calor, todos os dias as temperaturas ultrapassavam os 35°C, o que nos deixava muito exaustos. Cervejas e pizzas recarregaram nossas energias.
Após o descanso, retornamos à parede com plataformas suspensas e água para 4 noites. Montamos nosso acampamento avançado a cerca de 500 metros de altitude, em um platô levemente inclinado, e começamos a subir, mas no início a parede se tornou mais vertical e lisa, sem possibilidade de escalada livre, onde usamos negocin por 70 metros. Mais acima, pegamos outro bom diedro que nos levou à rampa final. No oitavo dia de escalada, conseguimos chegar ao topo da parede, completando 910 metros de via aberta. Que montanha incrível e exigente! E tudo é belíssimo, sempre com pássaros diferentes, como tucanos, e muitas flores na floresta no topo da montanha. Um ambiente verdadeiramente deslumbrante! Fizemos rapel em tudo e, à noite, tomamos um banho bem merecido no refúgio e uma cerveja gelada para comemorar a conquista!
Coordenadas: -20.624845762999293, -41.31634516135337
Equipamento mínimo necessário:
- 2 jogos do #.3 ao #6, nuts, costuras, negocin 6mm
Data da conquista: 10/09/2024
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique
aqui