Até o momento, temos 10.531 vias cadastradas em 1.843 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.895 vias Tradicional Clássica, 4.820 vias Esportiva, 647 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 16 vias Tradicional Esportiva.
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 430 metros
Descrição: A “Pata de Camelo” começa com uma horizontal (mesmo!) de IIIsup (35 metros) para a esquerda, que sai do 10º grampo da “Dumbo na Festa do Céu”, e é protegida com proteção móvel precária; a segunda enfiada tem 45 m e passa por um diedro de V grau protegido por móveis (que não são lá grande coisa); a terceira é uma agarrência de Vsup (45 m) protegida por apenas um grampo; a quarta (30 m) deu origem ao nome da via e é o grande charme dela: uma chaminé ultra-mega estreita, com um grampo no meio e protegida com Camalot 5 e big bro 4, conquistada 98% em livre, e cotada em VII grau; na quinta enfiada (60 m toda em agarrência) protege-se numa laca esquisita 3 metros acima da parada da anterior, onde se faz o crux de Vsup para a direita, até um veio de IV, que depois vai para a esquerda até uma chapeleta (parafuso de ¼ sem expansão, ou seja, não fazer parada nem rapelar!). Depois, mais 20 m até a parada (apesar de a enfiada ser fácil, prestar atenção na sua linha sinuosa). Finalmente, a 6ª enfiada é uma horizontal (mesmo!) de 3ºsup (30 m) para a direita, chegando ao final da 7ª enfiada da “Dumbo na Festa do Céu”, sem proteção.
Observações:
:: As metragens são aproximadas;
:: Os graus têm que ser confirmados.
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários