Escaladas.com.br

Até o momento, temos 11.040 vias cadastradas em 1.893 locais de 453 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 5.081 vias de Esportiva, 5.068 vias de escalada Tradicional Clássica, 662 vias de Bouldering, 78 vias de Artificial, 68 vias de Big Wall, 61 vias de Tradicional Esportiva, 9 vias de Psicobloc, 8 vias de Descida, 4 vias de Esportiva de Exposição e 1 via de Highball Bouldering.

Dados da Via Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Pedra da Gávea > ODISSÉIA

Ampliar imagem ODISSÉIA
Ampliar imagem ODISSÉIA
Croqui: Cadu Spencer
ODISSÉIA Imprimir informações da via
7º VIIb A0 D4 E2
Cadastrada por: Luciano Bender, em 08-01-2020 às 17:10
Alterada por: Cadu Spencer, em 02-08-2026 às 16:59
Modalidade: Tradicional Clássica
Tipo de via: principal
Face: sudeste
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 600 metros
Descrição: Localizada na imponente face sudeste da Gávea e com aprox. 600 metros de extensão (13 enfiadas), a via termina na "Gárgula da Gávea" (um grande totem natural que se projeta para o oceano) de onde segue-se em vara-mato até o cume. Toda em proteção mista e com pouquíssimos lances em artificial, a Odisséia talvez seja a maior via de escalada da cidade do Rio de Janeiro.

Basicamente, a via é dividida em 2 partes por um grande platô onde os conquistadores bivacaram por algumas vezes durante a conquista. A primeira parte possui bonitos lances em agarras e aderência que não devem passar de Vsup. Neste trecho, existe uma grande laca horizontal com 15 metros de extensão (apelidada de "bota") toda protegida em móvel (repetir cam 2 e 3). Por si só, a primeira parte da via (total de 7 esticões) já é uma ótima aventura. Em 2023, este trecho recebeu 12 intermediações (chapeletas pingo) e a duplicação de algumas paradas.

Na segunda parte da via, após o platô, a parede fica mais vertical, contando com enfiadas de VII grau em lances de "agarrência", agarras e aderência transpondo frisos, pequenos diedros, fendas e buracos que, além de propiciarem bonitos lances, permitem algumas colocações de proteção móvel. Existe um livro de cume próximo à Gárgula da Gávea.

A via pode ser feita em um "dia cheio" desde que se escale rápido. Pode-se rapelar de qualquer parte da via com uma corda de 60 metros. Levar escova.
Fonte: https://conquistascadu.wordpress.com/
Equipamento mínimo necessário:
  • 1 corda de 60 m
  • 1 jogo de Camalots (repetindo # 2 e 3)
  • 1 jogo de Stoppers
  • escova
Data da conquista: 10/2014
Conquistadores (em ordem alfabética):

Comentários

Comentários são verificados automaticamente.
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Encontrou algo errado? Clique aqui
REPORTAR ACIDENTE/INCIDENTE

Outras Cadastros neste local