Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.646 vias cadastradas em 1597 locais de 400 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Minas Gerais > Medina > Pedra do Topete > Tic-Tac

Ampliar imagem Tic-Tac
Pedra do Topete - Linha aproximada da parte superior da via Tic-Tac.
Foto: André Ilha
Ampliar imagem Tic-Tac
Primeira página do livro de cume da Pedra do Topete.
Foto: André Ilha
Tic-Tac Imprimir informações da via
3º Vsup D2
Cadastrada por: André Ilha, em 05-12-2021 às 22:01
Alterada por: André Ilha, em 01-08-2022 às 10:37
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: leste
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 210 metros
Descrição: Escalada variada, com proteção mista, que segue pela linha mais evidente de fraqueza da Pedra do Topete, nome dado pelos conquistadores deste cume, conquista que se deu por "Tic-Tac". Ela começa com um costão muito fácil de uns 150-170 m, cuja primeira parada foi em um grampo a 60 m de altura, a segunda em outro grampo 40 m acima, depois em uma árvore a cerca de 50 m adiante, e a quarta em outra árvore no topo do costão, ao qual se segue uma floresta que leva à base da pirâmide final da montanha. Desse floresta também se pode atingir, andando, o cume secundário da montanha, que já foi subido por caminhada (pelo lado oposto ao dos costões citados) diversas vezes por moradores da região.
Esse cone final foi subido por uma longa canaleta, na sua maior parte feita em caminhada, mas que conta com passagens variadas de escalada (agarras, oposição, trepa-mato) no meio, com proteção em poucas peças pequenas e médias e paradas em árvores.
Uma vez na parte superior da montanha, onde há uma matinha (o "topete"), uma sequência de agarras relativamente exigente (crux) leva ao topo do grande boulder que é o cume real da montanha. Essa sequência foi protegida por dois grampos, e no topo do boulder há outro grampo para parada/descida.
Descida em árvores em parte da canaleta, e em um grampo que foi batido com essa finalidade para rapelar, por fora dela, os 60 m finais. Rapel com duas cordas de 60 m, portanto. Terminada essa parte, ou se rapela pelo costão da subida, ou se desce por caminhada (varando mato na direção oposta, em busca da trilha normal de acesso ao cume secundário.
Coordenadas: -16.350506439209834,-41.45941477998976
Equipamento mínimo necessário:
  • 1 jogo de Camalots do .3 ao 3.
Data da conquista: 09/08/2005
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local