Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.729 vias cadastradas em 1614 locais de 401 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Bahia > Guaratinga > Irmã Maior de Cajuíta > Instintos Primitivos

Ampliar imagem Instintos Primitivos
André Ilha na conquista de Instintos Primitivos.
Foto: Sandro Souza
Ampliar imagem Instintos Primitivos
Sandro Souza na conquista de Instintos Primitivos.
Foto: Miguel Freitas
Instintos Primitivos Imprimir informações da via
VI A1
Cadastrada por: André Ilha, em 16-12-2021 às 19:32
Modalidade: tradicional
Tipo de via: variante
Nome da via principal da qual é variante: Biribiri
Face: sudoeste
Tipo de escalada predominante: fenda em oposição
Extensão: 55 metros
Descrição: Escalada que levou ao cume até então virgem da Irmã Maior de Cajuíta. Para chegar à sua base, é necessário que se escale antes "Biribiri" (4º VI, 140 m), até o cume da Irmã Menor, se rapele de lá até o colo com a Irmã Maior (deixando uma corda fixa de pelo menos 50 m em alguma árvore para a volta, de jumar ou prusik), para seguir pelo óbvio sistema de fendas de "Instintos Primitivos".
A via começa por um grande diedro voltado para a esquerda, com alguma vegetação, feito em artificial móvel até cerca de 20 m de altura, onde há um grampo que protege curto lance livre para cima até um platô com outro grampo (P1).
Dali parte sensacional oposição para a esquerda (crux), onde dois pontos de apoio em artificial foram usados, mas o restante feito em livre, que nada mais é do que a continuação natural do diedro inicial. Chegando a um platô com gravatás, a via segue por uma fenda mais fácil para cima até um grampo sob um teto (P2).
A partir, dele, curta e fácil horizontal para a esquerda leva ao final da via, e igualmente curta caminhada conduz ao topo da montanha, que é pequeno e predominantemente rochoso. Há livro de cume.
Para descer, desescale com facilidade até o grampo de P2 e dali faça um rapel com duas cordas de 60 m de volta ao colo entre as duas montanhas. Suba de jumar pela corda deixada fixa pouco abaixo do topo da Irmã Menor, e então rapele de volta ao chão por "Biribiri",
Coordenadas: -16.700095849133533,-39.812402237769454
Data da conquista: 16/05/2009
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui