Até o momento, temos 10.548 vias cadastradas em 1.843 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.895 vias Tradicional Clássica, 4.826 vias Esportiva, 658 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 16 vias Tradicional Esportiva.
Cadastrada por: André Ilha, em 18-12-2021 às 17:26
Modalidade: Tradicional Clássica
Tipo de via: principal
Face: sul
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 450 metros
Descrição: Escalada longa, protegida por grampos e paradas duplas (ou em árvores), que levou ao cume até então virgem da Pedra do Índio. A via segue o esporão da esquerda de dois esporões paralelos - aquele que é cortado de cima até quase o chão por uma óbvia canaleta com vegetação, que ela segue em sua totalidade.
A sequência inicial, de agarras e aderência, para cima e depois para a esquerda até chegar à canaleta, é o crux, lances bem delicados, porém com proteção próxima. Ela termina na primeira parada dupla, sobre algumas grandes pedras empilhadas na canaleta.
Em seguida, sobe-se pouco mais de 200 metros na canaleta, em lances de trepa-mato, com eventuais passadas de escalada pelo caminho, com paradas em árvores. Uma grande quantidade de pedras soltas e árvores queimadas foi jogada para baixo durante a conquista, portanto esse trecho está muito mais seguro do que originalmente.
Terminada a canaleta, a via segue por costões íngremes, meio em caminhada, meio em escalada, até uma parada dupla.
A saída da parada é feita pela direita, por um óbvio diedrinho, seguido de uma longa diagonal para a esquerda até outra parada dupla. Ela continua para cima, por mais uma enfiada de corda com uma parada dupla ao final, e depois segue em frente por caminhada, primeiro por costões fáceis, depois atravessando uma matinha pequena, porém bem fechada (levar facão), até a base da torre final da montanha.
Um lance fácil para cima, seguido de outro em diagonal para a esquerda, ambos longos, levam a outra parada dupla, de onde parte a linda sequência final de agarras (IV/IVsup), protegida por quatro grampos. Depois dela, um costão fácil leva ao amplo cume da Pedra do Índio, onde há a última parada dupla. A vista do topo é fenomenal, já que a Pedra do Índio é alta e está numa posição bem destacada.
Rapel com duas cordas de 60 m.
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários