Escaladas.com.br

Até o momento, temos 10.455 vias cadastradas em 1.832 locais de 442 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.874 vias Tradicional Clássica, 4.779 vias Esportiva, 645 vias Bouldering, 64 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 70 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 6 vias Tradicional Esportiva.

Dados da Via Minas Gerais > Almenara > Pedra Grande de Almenara > Via Normal da Pedra Grande de Almenara

Ampliar imagem Via Normal da Pedra Grande de Almenara
Pedra Grande de Almenara.
Foto André Ilha

Envie suas fotos

Contribua enviando fotos e/ou o croqui atualizado desta via. Se quiser, adicione também uma legenda com o conteúdo da imagem e o nome do autor.
Via Normal da Pedra Grande de Almenara Imprimir informações da via
6º IVsup D3
Cadastrada por: Luciano Bender, em 08-01-2022 às 13:51
Alterada por: André Ilha, em 12-01-2022 às 20:21
Modalidade: Tradicional Clássica
Tipo de via: principal
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 405 metros
Descrição: "A 1ª exploração da montanha foi feita no ano de 1975, quando um grupo do CERJ, que havia feito incursões pioneiras na região, e conquistado as montanhas Forno de Bolo e Formosa, além do paredão Pedra Azul, circundou a pedra para determinar a melhor via de escalada. Como o custo de uma conquista tão longínqua, naquela época, não poderia ser suportado por um único clube, o CERJ convidou o CEC para um empreendimento conjunto, convite imediatamente aceito. A conquista propriamente dita, com os recursos técnicos da época, durou uma semana. A última noite foi passada no cume, onde ouvimos um festival de fogos feito por uma multidão que havia se deslocado para assistir a fase final da escalada. Como, ao que eu saiba, não houve repetição da subida, acredito que, com a técnica atual, a mesma possa ser feita em cerca de oito horas. Não me atrevo a atribuir-lhe um grau devido ao longo tempo passado e as naturais falhas da memória. Informo que na parte de trás da escalada há uma bela chaminé virgem cujo final, parece-me, é negativo. Concluo, dizendo aos montanhistas de hoje, que vale a pena escalar aquela belíssima montanha."

Texto de Cláudio Leuzinger, conquistador.
Data da conquista: 24/07/1976
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui