Até o momento, temos 10.531 vias cadastradas em 1.843 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.895 vias Tradicional Clássica, 4.820 vias Esportiva, 647 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 16 vias Tradicional Esportiva.
Tipo de escalada predominante: fissura/fenda larga (off-width)
Extensão: 22 metros
Descrição: Bonita escalada com proteção móvel no Pontão dos Guaribas, que termina na base da fácil sequência final da "Macacos Me Mordam" (embora comece no lado oposto a ela), pela qual segui até o cume do pontão. Ela começa com um lance de agarras em “copinhos” e segue até o topo por uma fissura/canaleta bem marcada e repleta de agarras e fendas horizontais. No meio do caminho há duas pontes de pedra que marcam o ponto onde a canaleta se alarga, virando uma fissura/chaminé, da qual os metros iniciais são o crux da via. No final, a inclinação da parede diminui e ela, por fim, intercepta a via anterior. Proteção muito boa em friends diversos, além das já mencionadas pontes de pedra. Segurança dada por Kate Benedict.
A descida deste e de outros pequenos pontões foi feita da seguinte forma: um escalador rapelava até o chão (no caso de "Cada Macaco no Seu Galho", nem saiu do chão), prendia uma ponta da corda em seu baudrier e o outro descia de volta ao chão pelo lado oposto, com o primeiro servindo de contrapeso. Depois, bastava recolher a corda pelo lado mais conveniente.
O Pontão dos Guaribas fica onde era a fazenda de um antigo morador local, o Silú. Tanto a localização da escalada (no mapa abaixo) quanto a sua orientação são APROXIMADAS, precisando ambas ser melhor identificadas.
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários