Escaladas.com.br

Até o momento, temos 5.487 vias cadastradas em 1096 locais de 306 cidades de 23 estados brasileiros.

Localização do local

Dados do local Rio de Janeiro > Petrópolis > Pedra do Cantagalo

Ampliar imagem Pedra do Cantagalo
Foto: Alexandre Berner
Ampliar imagem Pedra do Cantagalo
Foto: Luiz Claudio Antunes.
Croqui: Reinaldo Rabelais.
Pedra do Cantagalo
Cadastrada por: Paulo Tesch, em 04-12-2017 às 15:39
Altitude: 1788 metros
Descrição: Montanha de paredes imponentes, cuja face oeste faz lembrar o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. Durante anos, vários escaladores já passaram por suas paredes, tendo iniciado outras vias sem concluí-las. Somente em 2003 o Cantagalo teve sua primeira ascenção completa pela parede. Suas outras faces ainda oferecem grande potencial para a abertura de novas rotas, prometendo vias longas e engajadas. Por ser isolado, o local reserva um ambiente bastante tranquilo para a prática da escalada e do montanhismo em geral.
Como chegar à base: Em Itaipava, siga até a rodovia BR-495 (Petrópolis-Teresópolis). Nela, por volta do km 7,5, fique atento à Fazenda Santo Antônio, do lado direito da estrada. Logo depois, entre à esquerda em direção ao Vale do Cuiabá. Neste momento, zere o odômetro. Siga pela estrada Ministro Salgado Filho, virando à esquerda na ponte estreita e, logo depois, passando em frente à Escola Municipal Theodoro Machado. No km 3,5, entre à direita na Estrada do Cantagalo, seguindo em direção ao Condomínio Vale da Mata. Cerca de 3 km depois, começam os acessos para o Cantagalo e para o Cantagalo Oeste.
Para o Cantagalo Oeste, o acesso se faz por trilha à esquerda da casa do escalador Reinaldo Rabelais (Estrada do Cantagalo, nº 4080 – Tel.: 21 96459-8222). Para a Pedra do Cantagalo, dirija-se ao Condomínio Vale da Mata (é necessária a identificação na guarita). Ao entrar no Condomínio, pegue a primeira rua à direita (subida forte) e vá até o final da rua. Estacione o carro por cima de um gramado à beira da pista. Siga a trilha em direção à cisterna do Condomínio, passe por trás dela e continue pela trilha demarcada. Para a via "Soma de Todos os Medos", pegue a saída à direita (há uma placa onde se lê "Soma"). Para as demais vias, continue pela trilha (sentido oeste-norte), costeando a parede.
Coordenada: -22.387579172471153,-43.04546356201172
Encontrou algo errado? Clique aqui

Vias cadastradas neste local

A Soma de Todos os Medos
D4 5º VIsup A0 E3
Acessar
Paredão Galo Kambô
D3 7º VIIc E3
Acessar
Diedro Galo Rabujento
Vsup
Acessar
Paredão O Galo Cantou
D5 7º VIIc (A0/VIIIa) A1 E3
Acessar
Fissura Zen
3º IIIsup E2
Acessar