Escaladas.com.br

Até o momento, temos 5.035 vias cadastradas em 986 locais de 279 cidades de 23 estados brasileiros.

Localização do local

Dados do local Amazonas > Santa Isabel do Rio Negro > Pico da Neblina

Ampliar imagem Pico da Neblina
Pico da Neblina. Foto: Força Aérea Brasileira
Pico da Neblina
Cadastrada por: Luciano Bender, em 29-05-2019 às 10:13
Altitude: 2995 metros
Descrição: Localizado no norte do Estado do Amazonas, na Serra do Imeri, é o ponto mais alto do Brasil. O nome do pico origina-se do fato de que o topo da montanha fica encoberto pela neblina a maior parte do tempo. Por sua vez, o pico dá nome ao Parque Nacional do Pico da Neblina, onde está situado. Localiza-se no município de Santa Isabel do Rio Negro, mas a zona urbana mais próxima é a de São Gabriel da Cachoeira. Embora o maciço do Pico da Neblina esteja situado na fronteira com a Venezuela e a maior parte da área do maciço esteja nesse país, o cume principal está inteiramente dentro do território brasileiro, a meros 687 metros da fronteira venezuelana no Pico 31 de Março, conforme determinado por uma comissão demarcadora de fronteiras em 1962.

Além de ser o ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina é o ponto mais alto do Escudo das Guianas e também o ponto mais alto da América do Sul a leste dos Andes (embora a Sierra Nevada de Santa Marta, na Colômbia, a noroeste da cordilheira e totalmente separada desta, tenha o ponto mais alto do continente fora dos Andes). Portanto, o Pico da Neblina é o ponto mais alto de grande parte do continente e tem uma grande proeminência topográfica. O vizinho Pico 31 de Março, por onde passa a fronteira com a Venezuela e que é dividido com esta, é ainda o ponto mais alto daquele país fora dos Andes, a 2974 metros.
Como chegar à base: Por localizar-se num parque nacional, em região de fronteira e em terras da reserva ianomâmi, o acesso ao Pico da Neblina é restrito e depende de autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). É obrigatório contratar um guia credenciado. Todas as expedições começam na cidade de São Gabriel da Cachoeira. A partir da cidade, é necessário subir o rio Cauaburi em voadeiras (velozes canoas de alumínio com motor de popa), até a boca do igarapé Tucano, início da caminhada, próximo à aldeia ianomâmi e missão católica de Maturacá. Depois de quatro dias de caminhada, andando uma média de 4 a 5 horas por dia, chega-se ao ponto mais alto do relevo brasileiro.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_da_Neblina
Encontrou algo errado? Clique aqui

Vias cadastradas neste local