Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.729 vias cadastradas em 1614 locais de 401 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Rio de Janeiro > Nova Friburgo > Pedra do Capacete

Ampliar imagem Pedra do Capacete
Foto: Fábio Fliess
Ampliar imagem Pedra do Capacete
Foto: Fábio Fliess
Pedra do Capacete
Cadastrada por: Luciano Bender, em 05-01-2019 às 16:59
Altitude: 2197 metros
Como chegar à base: O acesso às bases das vias de escalada está dividido em três setores:

1. "Setor Rodolfo Chermont", que abrange todas as vias que vão, da esquerda para a direita, respectivamente, desde a via "O Encontro" até "Quatro Inimigos".

2. "Setor CERJ", que abrange todas as vias que vão desde a via "Devaneios do Repouso" até a via "Trapos e Trapanos".

3. "Setor Roberta Groba", que abrange todas as vias que vão desde a via "Meninos Perdidos" até a via "Por Conta do Acaso".

A trilha para o "Setor Rodolfo Chermont" começa na estradinha que dá acesso ao Vale dos Deus, uns 80 metros antes do portão de ferro, onde há uma placa indicativa.

A caminhada para o "Setor CERJ" começa ao se atravessar o portão de ferro. Após passar pela casa ali existente, o caminho se alarga. Suba à esquerda antes de cruazar o riacho e busque a entrada da trilha que segue pelo bosque e chega próximo à canaleta que dá acesso à via "CERJ".

A trilha para o "Setor Roberta Groba" começa um pouco à frente da entrada do "Setor CERJ". Após cruzar o riacho, siga por um pouco mais de 100 metros, onde há um marco de pedra à esquerda. Siga por um caminho que cruza um charco e continue por um bosque plano, até encontrar outro marco de pedra, onde a trilha sobe em direção à parede.

Vias com observação sobre seus acessos:

"O Encontro" - siga à esquerda, em direção ao colo entre o Pico Maior e o Capacete, um pouco antes de chegar à base da parede do Capacete.

"Beco da Coruja" - pouco antes da base do Capacete, há um grande bloco de pedra que deve ser contornado pela direita, descendo-se até a base da via.

"Colé Cumpadi" - pouco antes da entrada para a via "Beco da Coruja", siga à direita por uma língua de mato que margeia a parede, até encontrar o primeiro grampo.

"Batman Nunca Mais" - siga à direita da via "Roberta Groba", desça um pouco antes e atravesse os costões horizontalmente, chegando à base da via.
Coordenadas: -22.33474233129442,-42.728383294625985
Encontrou algo errado? Clique aqui