Escaladas.com.br

Até o momento, temos 10.443 vias cadastradas em 1.828 locais de 441 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.863 vias Tradicional Clássica, 4.779 vias Esportiva, 645 vias Bouldering, 64 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 69 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 6 vias Tradicional Esportiva.

Dados da Via Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Pedra da Gávea > Paredão Bip Bip

Ampliar imagem Paredão Bip Bip

Envie suas fotos

Ainda não há fotos ou croqui cadastrados para esta via. Contribua enviando suas imagens ou croqui
Paredão Bip Bip Imprimir informações da via
2º III D2 E2
Cadastrada por: Marcel Leoni, em 17-05-2019 às 22:15
Alterada por: Luciano Bender, em 19-02-2024 às 22:01
Modalidade: Tradicional Clássica
Tipo de via: principal
Face: norte
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 215 metros
Descrição: Bip Bip fica localizada no contraforte norte da Pedra da Gávea e o melhor caminho para acessar a base da escalada é através da rampa de voo livre na Pedra Bonita. Indo de carro é preciso parar no primeiro estacionamento e subir o resto da estrada a pé, passando pelo segundo estacionamento ("exclusivo para pilotos”) e em seguida subir pela esquerda, por um corredor até a rampa. O início da trilha começa no lado direito da rampa de voo livre, no espaço destinado a montagem das asas delta.
A trilha é bem definida e começa em descida na direção a Pedra da Gávea, cruzando alguns riachos, mas depois de determinado tempo fica mais plana, seguindo em direção ao colo entre a Pedra da Gávea e a Pedra Bonita.
A base da Bip Bip fica praticamente no colo das duas montanhas, ligeiramente a esquerda da Chaminé Elly. A via é muito fácil, mas possui alguns lances expostos, sempre em diagonal ou horizontal para a esquerda até sair na face leste do contraforte, onde é preciso subir por uma trilha não muito bem definida até a Praça da Bandeira.
A via possui cerca de quatro ou cinco enfiadas de corda e segue por um calha natural que cruza toda a face desse setor, cruzando diversas vias de escalada como a Sensação de Êxtase e a Sinuca de Bico, que podem ser utilizadas para um eventual rapel.
Para voltar ao estacionamento basta fazer o rapel pela Chaminé Elly e subir trilha na direção da Pedra Bonita. Um circuito muito realizado por escaladores é fazer Bip Bip, depois Passagem dos Olhos, rapelar a Chaminé Elly e fechar na Lionel Terray, descendo a Pedra Bonita por trilha.
Fonte:

Data da conquista: 1969
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local