Escaladas.com.br

Até o momento, temos 10.601 vias cadastradas em 1.850 locais de 446 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.904 vias Tradicional Clássica, 4.861 vias Esportiva, 661 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 1 via Highball Bouldering, 9 vias Psicobloc e 21 vias Tradicional Esportiva.

Dados da Via Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Pedra da Gávea > Paredão Bip Bip

Ampliar imagem Paredão Bip Bip

Envie suas fotos

Contribua enviando fotos e/ou o croqui atualizado desta via. Se quiser, adicione também uma legenda com o conteúdo da imagem e o nome do autor.
Paredão Bip Bip Imprimir informações da via
2º III D2 E2
Cadastrada por: Marcel Leoni, em 17-05-2019 às 22:15
Alterada por: Luciano Bender, em 19-02-2024 às 22:01
Modalidade: Tradicional Clássica
Tipo de via: principal
Face: norte
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 215 metros
Descrição: Bip Bip fica localizada no contraforte norte da Pedra da Gávea e o melhor caminho para acessar a base da escalada é através da rampa de voo livre na Pedra Bonita. Indo de carro é preciso parar no primeiro estacionamento e subir o resto da estrada a pé, passando pelo segundo estacionamento ("exclusivo para pilotos”) e em seguida subir pela esquerda, por um corredor até a rampa. O início da trilha começa no lado direito da rampa de voo livre, no espaço destinado a montagem das asas delta.
A trilha é bem definida e começa em descida na direção a Pedra da Gávea, cruzando alguns riachos, mas depois de determinado tempo fica mais plana, seguindo em direção ao colo entre a Pedra da Gávea e a Pedra Bonita.
A base da Bip Bip fica praticamente no colo das duas montanhas, ligeiramente a esquerda da Chaminé Elly. A via é muito fácil, mas possui alguns lances expostos, sempre em diagonal ou horizontal para a esquerda até sair na face leste do contraforte, onde é preciso subir por uma trilha não muito bem definida até a Praça da Bandeira.
A via possui cerca de quatro ou cinco enfiadas de corda e segue por um calha natural que cruza toda a face desse setor, cruzando diversas vias de escalada como a Sensação de Êxtase e a Sinuca de Bico, que podem ser utilizadas para um eventual rapel.
Para voltar ao estacionamento basta fazer o rapel pela Chaminé Elly e subir trilha na direção da Pedra Bonita. Um circuito muito realizado por escaladores é fazer Bip Bip, depois Passagem dos Olhos, rapelar a Chaminé Elly e fechar na Lionel Terray, descendo a Pedra Bonita por trilha.
Fonte:

Data da conquista: 1969

Comentários

Comentários são verificados automaticamente.
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local