Até o momento, temos 10.580 vias cadastradas em 1.846 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.902 vias Tradicional Clássica, 4.848 vias Esportiva, 659 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 18 vias Tradicional Esportiva.
Descrição: Considerada uma das vias de escalada mais clássicas do País, exige uma boa técnica de chaminés. Pode ser considerada uma "escalada de aventura", tendo em vista todo o conjunto: extensão da trilha de acesso, estilo de escalada, ambiente de altitude, entre outros.
Um boa dica é, após a saída do guia do "Lance do Cavalinho", que vá até o cume da unha, mesmo com todo o "arrasto" da corda; e, a partir de lá, puxar o participante com um freio blocante.
A via foi toda reformada no ano de 2025, passando agora a contar com um artificial A1 ao lado do cabo de aço que chega ao cume, bem como também passou a contar com paradas duplicadas - todas as proteções com chapeletas PinGo de aço-inox.
Fonte: Livro História do Montanhismo do Rio de Janeiro de Waldecy Mathias Lucena
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários