Até o momento, temos 11.040 vias cadastradas em 1.893 locais de 453 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 5.081 vias de Esportiva, 5.068 vias de escalada Tradicional Clássica, 662 vias de Bouldering, 78 vias de Artificial, 68 vias de Big Wall, 61 vias de Tradicional Esportiva, 9 vias de Psicobloc, 8 vias de Descida, 4 vias de Esportiva de Exposição e 1 via de Highball Bouldering.
Descrição: Escalada com proteção móvel feita em uma pequena ponta à qual foi dado o nome de Pontão das Trepadeiras, devido ao fato de algumas de suas paredes estarem cobertas por trepadeiras gigantes. Esse pontão fica imediatamente à direita do Pontão do Recanto.
A via começa com lances fáceis até chegar a um lance negativo (crux), que leva a uma boa parada. Em seguida vem o domínio de uma pedra projetada e, assim, se chega a um ombro do pontão. Depois, com proteção de uma fita longa em um bico de pedra, basta subir ao topo pela canaleta bem em frente a esse bico. Segurança dada por Kate Benedict.
A descida deste e de outros pequenos pontões foi feita da seguinte forma: um escalador rapelava até o chão (no caso de "Dose Dupla", nem saiu do chão), prendia uma ponta da corda em seu baudrier e o outro descia de volta ao chão pelo lado oposto, com o primeiro servindo de contrapeso. Depois, bastava recolher a corda pelo lado mais conveniente.
O Pontão das Trepadeiras fica onde era a fazenda de um antigo morador local, o Silú. Tanto a localização da escalada (no mapa abaixo) quanto a sua orientação são APROXIMADAS, precisando ambas ser melhor identificadas.
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários